Make your own free website on Tripod.com

 

Uma Webquest sobre Webquests

Explorando a concepção de uma Webquest

 

 

Introdução Tarefa Recursos Processo Avaliação Conclusão
Créditos e referências

 

 

 

Introdução

As novas tecnologias e Internet em especial têm vindo aos poucos e poucos a diversificar as práticas educativas. Na busca de dinamizarem as suas aulas e também de as tornar mais interessantes, muitos  professores têm aderido “à moda” das Webquests.  Mas o que é afinal uma webquest?

O objectivo desta actividade é percorrer com os participantes o mundo das Webquests e compreender a sua concepção.  

 

 

 

Task

No que é que consiste uma webquest? Quais os parâmetros que se enquadram na construção estruturada de tal actividade?  

O propósito desta actividade é responder a estas questões e a muitas outras. Para tal os participantes trabalharão colaborativa e individualmente a fim de completar a tarefa e concluir esta webquest com um texto-resposta ao desafio aqui colocado.

Os participantes deverão organizar o seu trabalho de forma a responder às seguintes questões:

 

  1. O que é uma Webquest?
  2. Quais os componentes de uma WebQuest? Defina cada uma delas.
  3. Que importância tem cada uma das partes da WebQuest e que de forma devem ser redigidas?
  4. Das Webquests analisadas qual é a melhor e porquê?

 

  

  Recursos:

 

Sobre Webquests:

http://sweet.ua.pt/~a28168/intro_wq.htm

http://webquest.org/

http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/proj/actividades/webquests/artigo.htm

 

Webquests a analisar:

http://www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/te3aula2002/webquest/florbela_espanca/

http://acordar.eselx.ipl.pt/ftp/webquest/equipa20/index.htm

http://pagpessoais.iol.pt/fornelos/matematica/webquest_trabalho.htm#Introdu%E7%E3o

 

Exemplo de Análise:

http://www.people.virginia.edu/~cmw2y/webquests.html

 

Processo:

Para responder às questões colocadas na tarefa, os participantes trabalharão em grupo. Para executar o passo# 2 cada indivíduo adoptará um dos papéis abaixo referidos (Adaptado do webquest desenvolvido por Bernie Dodge – Ver documento original.)

 

Passo# 1

O grupo une esforços e investiga sobre a concepção das webquest, dividindo a tarefa pelos membros do grupo. Após pesquisa, reúnem informação e discutem sobre as partes constituintes da webquest, construindo um texto ou esquema que elucide isso mesmo.

 

Passo# 2 

O eficiente está preocupado com a pertinência das actividades de webquest. As webquests analisadas são pertinentes no âmbito do currículoEsta está bem estruturada para servir os propósitos da aprendizagem? A webquest viabiliza uma aprendizagem efectiva?

O Cooperativo está preocupado com a componente colaborativa da Webquest. Será que esta inspira ao trabalho colaborativo e à cooperação entre os indivíduos que compõem o grupo? A conclusão da webquest depende do trabalho conjunto de todos os membros do grupo ou não?  

O Construtivista: está preocupado com o desenvolvimento cognitivo dos alunos. A Webquest implica a construção de conhecimento através de diferentes formas e fontes de informação? A Webquest motiva a criatividade e estimula o pensamento crítico?

O Tecnólogo está preocupado com a parte técnica da Webquest. Esta está bem construída e é atractiva aos olhos dos alunos? A sua estrutura é linear e de fácil navegação? Os links e sites sugeridos estão activos? Os sites e os links são pertinentes para a recolha de informação?

   

Individualmente cada participante examina as Webquests providenciadas em recursos e tira notas relativamente à sua área de análise e função dentro do grupo, utilizando para tal o formulário de avaliação fornecido.

Após a análise dos sites o grupo junta-se (através de fórum, email, MSN, skype, etc – o meio que mais convir ao grupo) e tenta responder às perguntas colocadas por esta Webquest. O grupo deve considerar as opiniões de todos os membros e chegar a um consenso através de um texto final com as conclusões do grupo.

 

Avaliação

 

Não haverá avaliação formal neste caso. Após conclusão da Webquest, discutiremos os grupos discutitem o seu desempenho e experiencia relativamente à actividade no Forum de discussão.

 

 

Conclusion

Parabéns! Concluiu esta actividade com sucesso.

Esta Webquest tem como objectivo principal providenciar aos participantes com uma noção mais estruturada do que são as Webquests e assim motivar a idealização e construção de novas Webquests. Como Bernie Dodge diz “a melhor Webquest ainda está para ser escrita. Talvez seja a sua!”.

 

 

Creditos & Referências

 

Obrigada ao CNED e em especial ao Srº Comandante Ferreira da Silva pela oportunidade de participar nesta iniciativa.

 

Obrigada ao Dr. Bernie Dodge (Website sobre WebQuest ). É uma fonte de informação e de inspiração  excelente. 

 

Imagens and graficos Microsoft Office - Clip Art and Media

 

Content Copyright © 2006 Cristina Costa  All Rights Reserved